Tuesday, October 21, 2008

Diz Que Diz

2ª produção do Teatro do Frio, Diz que Diz é um espectáculo que tem tanto de teatro como de poesia visual. Dirigido a crianças a partir dos 6 anos e inspirado nos versos miudinhos do livro Como Quem Diz de António Torrado, Diz que Diz transporta-nos para o universo fantástico dos poemas com recurso à linguagem corporal, visual e à manipulação de objectos.

Estreia 3 de Junho de 2006, FESTA! de Serralves 2006

Classificação etária A partir dos 6 anos

Apresentação Iniciámos a construção deste espectáculo para miúdos e graúdos com o objectivo de trabalhar sobre um tempo específico, aquele que nos sugere o universo poético de Como Quem Diz, de António Torrado, um tempo que contraria a lógica actual da rapidez de informação: o tempo do fazer à mão. Em Diz que Diz, constroem-se espaços, encontram-se outras utilidades para os objectos de sempre, cantam-se histórias, contam-se palavras, numa experiência simultaneamente única, certificada pelo selo “hand made”, e universal, porque todos temos a possibilidade de recriar a partir da nossa própria mão. Dos versos miudinhos surgem pequenas histórias que valem o tempo que duram e duram o tempo em que acontecem, o tempo que levam a fazer-se e a transformar-se. Ao desaparecerem deixam parte do seu sentido, a parte que o espectador investiu para interpretar o que aconteceu.

Sinopse Num espaço algures entre a casa e o quintal, três actores, com algumas palavras e outros tantos objectos, deixam-se habitar por versos miudinhos cheios de sim e de não e personagens mirabolantes vindas em contra-mão. Surge a Minhoca que do fundo do buraco, acesso directo para a desesperança, percebe que para poder basta querer e decide-se a ser Valente; Valente-valente é o Sr. Iria que ainda que contrafeito em Ficar e condicional no Ir alimenta a vontade de partir e agenda-a para outro dia; outro dia é o dia em que o Rapaz e a Rapariga espirram em sincronia e à constipação junta-se o desejo de estar e abraçar, igualmente o ansiavam o Barco à Vela e a Janela, mas do alto do parapeito e até ao nível do mar, era tamanha a distância que se decidiram ele a ir e viajar, ela a ficar e esperar… e entre a história que parte e a personagem que surge, ficam 3 actores, alguns objectos e outras tantas palavras, num constante "Diz que Diz"

Ficha técnica e artística Baseado no texto Como Quem Diz, de António Torrado adaptação dramatúrgica, criação e interpretação Catarina Lacerda, Rodrigo Malvar, Rosário Costa criação e execução plástica Sofia Pereira desenho de luz Ricardo Santos apoio musical António Serginho produção Teatro do Frio

1 comment:

Sónia Ribeiro said...

olá fui com as crianças da EB1 de Miramar e gostamos muito do teatro.Obrigado pelo bom bocado que passamos e pelas gargalhadas que demos...PARABENS aos actores.